domingo, 22 de abril de 2012

Respostas.

"Sim, eu tenho medo. Mesmo sabendo que tudo isso faz parte de uma realidade que precisa existir, me sinto sozinho às vezes e sinto sim o medo, de não encontrar mais a segurança que tanto precisava."

Teorias e maneiras de entender a vida existem - pessoas de todos os cantos do mundo e em todas as épocas da humanidade, se cansaram de tanto pensar sobre isso. Não me importaria em viver cem por cento do meu tempo vivendo pura e simplesmente, contudo, preciso da reflexão e dos momentos de ausência, daquilo tudo que me permeia.

Sinto dentro de mim apenas a inquietação, de fazer algo sair do mundo das ideias - aquele mesmo, tão pensado por Platão, que viveu nesse mesmo planeta a mais de 2300 anos ao passado - e chegar à realidade e tocar apenas um ser humano, que seja.

Não posso dizer a vocês, que se eu lesse e aprendesse os ensinamentos de todos os grandes mestres da história, saberia tudo sobre a vida. Não posso olhar a obra de um artista ou um texto de um grande escritor e julgar ter as ferramentas necessárias para conhecê-lo. Existem mais mistérios dentro de cada ser humano, do que entre o céu e a Terra; e do que toda nossa vã filosofia.

E só de pensar que um dia fui crente o bastante para acreditar que existe fim para tudo e que não sobrariam segredos neste dia chegado, me finjo de louco e procuro esconder toda essa descrença no conhecimento para mim mesmo.

No dia em que não existirem mais mistérios, o dia não mais será chamado dia e o homem não mais será homem; e a vida, com tanta resposta, deixará de existir e morrerá, de tanto deixar de viver...


Um comentário:

  1. No final das contas, as coisas estão mais relacionadas do que nós podemos divisar num primeiro momento, e ninguém - ou nada - é capaz de cobrir ou teorizar sobre toda a existência. Por mais assustador que isso seja, também há beleza nessa interdependência e, ao mesmo tempo, em todo esse caos.

    ResponderExcluir